voltar

Geladeira de madeira

Xico nos trouxe uma geladeira de madeira do século 19. Uma peça incrível, que resfriava os alimentos quando um bloco de gelo era colocado em seu compartimento interno superior. A medida em que o gelo derretia, a água escorria por um tubo e era armazenada na gaveta que fica sob o móvel. Isso mesmo, uma geladeira de um tempo em que a eletricidade não chegava em todas as casas.

O pedido do Xico foi perfeito: resgatar a originalidade do móvel, há anos coberto por uma grossa camada de tinta branca. A porta superior nem abria de tanta tinta e ferrugem. Durante a restauração, uma surpresa: a geladeira era feita de pinho de riga, uma madeira linda e nobre que não se encontra mais!

O que fizemos:
- raspamos e lixamos todo o móvel para remover a tinta.
- substituímos a madeira do tampo que estava podre. Detalhe: como a venda do pinho de riga é proibida, conseguimos um pedaço dessa madeira em um galpão de peças de demolição.
- limpeza e cromagem de todas as ferragens.
- limpeza dos compartimentos internos.
- confecção de 2 prateleiras internas para substituir as que estavam podres.
- acabamento da madeira com seladora aplicada à mão.

Hoje o Xico usa a antiga geladeira do seu avô como adega de vinhos. História é o que não falta para esse tesouro que tivemos a honra de restaurar!

  • antes
  • depois